Estamos ligados a FUICM (Fraternidade Universal das Igrejas da Comunidade Metropolitana) por meio da Região 6, que abrange toda a América Latina, e é coordenada pela Reverenda Bispa Darlene Garner.
Pela primeira vez, o modelo de casal com filhos deixou de ser dominante nos lares do país. Segundo o IBGE, os novos tipos de famílias já representam 50,1% dos domicílios, relata Cássia Almeida. Nesse grupo, estão, por exemplo, casais sem filhos, pessoas morando sozinhas, mães sozinhas com filhos e pais sozinhos com filhos. Os especialistas atribuem as mudanças ao fato de o brasileiro hoje viver mais, à entrada da mulher no mercado de trabalho e a novos valores da sociedade
Formação clássica “casal com filhos” deixou de ser maioria no Brasil: segundo o IBGE, representa 49,9% dos domicílios, enquanto outros tipos de famílias já somam 50,1%
A família brasileira se multiplicou. O modelo de casal com filhos deixou de ser dominante no Brasil. Pela primeira vez, o censo demográfico captou essa virada, mostrando que os outros tipos de arranjos familiares estão em 50,1% dos lares. Hoje, os casais sem filhos, as pessoas morando sozinhas, três gerações sob o mesmo teto, casais gays, mães sozinhas com filhos, pais sozinhos com filhos, amigos morando juntos, netos com avós, irmãos e irmãs, famílias “mosaico” (a do “meu, seu e nossos filhos”) ganharam a maioria. O último censo, de 2010, listou 19 laços de parentesco para dar conta das mudanças, contra 11 em 2000. Os novos lares somam 28,647 milhões, 28.737 a mais que a formação clássica. Para conhecer melhor essas famílias e as mudanças na vida dos brasileiros, O GLOBO inicia hoje uma série de reportagens.
Essa virada vem principalmente com a queda na taxa de fecundidade. Em 1940, a mulher tinha em média seis filhos, hoje tem menos de dois, fazendo a população crescer mais devagar e ficar mais velha. Ao optar por uma família menor, a mulher entrou forte no mercado de trabalho: em 1969, elas eram 27,3% da força de trabalho, em 2009, 43,6%. A renda feminina trouxe a segurança para a mulher seguir seu caminho sem marido e os costumes chegaram à legislação, como a nova lei do divórcio, que dispensa a mediação do juiz. E, lembra o sociólogo Marcelo Medeiros, da UnB, o trabalho feminino distribuiu melhor a renda:
- Menos filhos e mais renda ajudaram a reduzir a desigualdade.
Dias 27 e 28 de agosto de 2012, São Paulo recebe a 3ª edição do maior evento do Brasil voltado aos profissionais de organização de eventos: CAES Congresso de Assessores de Casamento.
Com o tema: “É tempo de Inovar” O congresso contará uma palestra sobre Casamento Homoafetivo, ministrada pelo Rev. Cristiano Valério da Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo entre outros palestrantes.
CAES é o mais importante congresso para assessores de eventos sociais do Brasil.
Mais informações e inscrições: http://weddingplannerbrasil.com.br
Nossa Comunidade esta celebrando 6 anos neste final de semana e queremos convidar você e sua família para celebrar conosco.
Sábado, dia 18 de agosto, teremos nossa “Festa da Família ICM” a partir das 19hs
Domingo, dia 19 de agosto, teremos nosso Culto Solene de Aniversário às 18hs Iremos agradecer a Deus pela benção de viver em Comunidade. Acontecerá também a Ordenação Diaconal do nosso Irmão Alexander.
Venha Celebrar Conosco!
Mais informações pelo telefone (11) 2737-3998
Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo: Rua Sebastião Pereira, 231 - Santa Cecília (ao lado do prédio do Bradesco no Metrô Santa Cecília)
Última atualização em Sex, 17 de Agosto de 2012 20:42
“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho” Paulo Freire – Educação na Cidade, 1991
Parafraseando Paulo Freire, um dos grandes educadores brasileiros, não basta ler a Bíblia, é preciso compreender seu contexto, sua história e os diferentes usos que já se fizeram dela. A palavra lida sem reflexão, sem análise e, sobretudo, sem questionamento não traz vida nem alimenta a fé. A palavra que vivifica é a que permite o questionamento, a análise, a problematização para que possa ser compreendida tanto em seu contexto de escrita, quanto em seu contexto de leitura. Desse modo, a IGREJA DA COMUNIDADE METROPOLITANA de São Paulo lança o Programa de Formação Contínua de Lideranças com o objetivo de incentivar a leitura crítica dos textos bíblicos, teológicos e outros textos que possam contribuir para o empoderamento de suas lideranças com intuito de formar novos lideres nas comunidades locais.
Dessa forma, durante cada trimestre, escolheremos obras para serem estudadas nesse intervalo, discutidas neste grupo do Facebook para que, no final do período, nos reunamos presencialmente em um Encontro de Formação de Lideranças, onde cada participante possa apresentar a análise de um dos capítulos às demais pessoas do grupo. Essa apresentação será de 20 minutos e não terá um caráter obrigatório. O capítulo será sorteado 20 dias antes do Encontro para que a pessoa aceite e prepare a apresentação. Para participar deste programa é preciso: querer, comprometer-se em ler as obras – para tanto precisa adquiri-las – e ir aos encontros presenciais. Todas as pessoas interessadas – independentemente de serem membros da ICM – podem participar. O corpo diaconal da ICM de São Paulo tem por convocação e compromisso participar desta formação.
Última atualização em Seg, 23 de Abril de 2012 22:42
Neste dia 22 de abril de 2012, realizamos o primeiro encontro do grupo ICM DELAS-SP para nossa alegria, honra e glória de Jesus.
Foi uma benção e muito edificante, pudemos sentir o mover de Deus entre nós.
Iniciamos a reunião com uma oração e a leitura de Galátas 3 26 e 28 pronunciado pela irmã Vivi.
Foram discutidas as seguintes questões:
1. Que o nome ICM DELAS seja para todo o território nacional, conforme decidido em nosso Encontro Nacional este ano;
2. Discutimos as propostas feitas pela irmã Mikelly (sessões de filmes e temáticas femininas)
3. Realização eventos locais que proporcionam o crescimento espiritual da mulher considerando sempre a fase que estão passando, adequando o conteúdo à suas necessidades.
• Dentro desses eventos já estamos nos programando para a realização de um culto no dia das Mães no qual faremos homenagem as mulheres da nossa comunidade que são mães também.
5. Atuar na área evangelística: encontros de amigas, visitas e cultos nos lares, reuniões, chás, passeios. . . enfim tudo que permita promover a aproximação de novas mulheres à família ICM.
Última atualização em Qui, 30 de Agosto de 2012 03:31
O Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, recebeu na tarde desta terça-feira, 27, representantes da comunidade LGBT no Palácio dos Bandeirantes, para reafirmar o compromisso do Estado de São Paulo com a promoção da cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais. A Igreja da Comunidade Metropolitana do Brasil foi representada pelo Rev.Cristiano Valério, pastor da ICM São Paulo. Um dos momentos mais importantes do encontro foi a entrega das propostas da IIConferencia LGBT de São Paulo pela Heloísa Gama Alves, coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. A ICM participou na divulgação da lei estadual 10.948/01 que pune a Homofobia em todo o Estado de São Paulo.
O vereador Floriano Pesaro, assinou durante o encontro, a PL que visa instituir o Dia Municipal de Combate à Homofobia na capital Paulista.
Ainda durante o evento, o governador recebeu das mãos de Fernando Quaresma o convite para a Parada Gay 2012, de São Paulo, que irá ocorrer no dia 10 de junho. Também estiveram na solenidade, representantes das Secretarias de Cultura, Secretaria de Saúde, Secretaria da Administração Penitenciarias, entre outras autoridades.
Veja Fotos do Encontro
Página 1 de 5
Domingo:
18:00hs Culto de Celebração e Adoração (Santa Ceia TODOS os Domingos)
Quinta Feira de Adoração:
A Igreja esta aberta das 14:00 às 21:00 hs
Atendimento Pastoral
(marcar horário pelos tels: (11) 2737 3998 / 8349 0557)
18:30hs Estudo Bíblico
20:00hs Culto de Celebração e Adoração
Sábados:
Grupo de Oração as 18:00hs (excepcionalmente acontecendo nos lares)
Ligue-nos e agende Atendimento Pastoral de terça a sexta-feira
IGREJA DA COMUNIDADE METROPOLITANA
Rua Sebastião Pereira, 231 (Ao lado do prédio do Bradesco no Metrô Santa Cecília) - São Paulo - SPTel: (11) 2737 3998
Cel: (11) 97239 3998
As ICMs estão presentes em 9 cidades do Brasil, saiba como participar desta obra fazendo contato com a Associação da Comunidade Metropolitana pelo e-mail:
Leve o Seminário para a sua cidade, disponibilizamos Material Audio Visual e outros recursos. Entre em contato conosco: (11) 2737 3998 / 8349 0557
Em busca de boa literatura? Você vai encontrar na Metanoia Editora! www.metanoiaeditora.com