Bem Vind@s

Casamento

 

OAB São Paulo Promove: DIVERSIDADE SEXUAL, DIREITO E LIBERDADE RELIGIOSA

  •  
  •  
  •  

Diálogo, Religião e Diversidade Sexual: Derrubando Muros, Construindo Esperança
Presidente de Mesa
DRA. ADRIANA GALVÃO MOURA ABÍLIO
Advogada; Conselheira Secional e Presidente da Comissão da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da OAB SP.

Expositor
REV. CRISTIANO VALÉRIO
Teólogo, Psicoterapeuta, Coordenador de Desenvolvimentos das Igrejas da Comunidade Metropolitana (ICM) do Brasil, Pastor da ICM São Paulo, membro do Conselho Municipal de Atenção a Diversidade Sexual do Município de São Paulo.

Inscrições / Informações
Mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral em pó - 400g,
no ato da inscrição.
Praça da Sé, 385 – Térreo – Atendimento ou pelo site: www.oabsp.org.br

Promoção
Comissão da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da OAB SP

Apoio
Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB SP
Presidente Dra. Damaris Dias Moura Kuo

Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP
Diretor: Dr. Umberto Luiz Borges D’Urso

***Serão conferidos certificados de participação — retirar em até 90 dias***
*** Vagas limitadas ***

Dr. Luiz Flávio Borges D’Urso
Presidente da OAB SP

Data / Horário: 29 de setembro (quinta-feira) – 19 horas

Local: Salão Nobre da OAB SP
Praça da Sé, 385 – 1° andar

Última atualização em Qua, 07 de Dezembro de 2011 15:08

 

CONSELHO MUNICIPAL DE ATENÇÃO À DIVERSIDADE SEXUAL DE SÃO PAULO ESCOLHE NOVO PRESIDENTE.

  •  
  •  
  •  

No dia 30 de Agosto, o Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual do Município de São Paulo escolheu o seu novo presidente, cujo mandato atual cabe à sociedade civil, conforme determina o Decreto Municipal que instituiu o Conselho. O escolhido para assumir a presidência do Conselho Municipal foi o pós-graduando pela USP Dário Neto. A escolha se deu por aclamação dos membros presentes. Ele foi suplente da gestão passada e eleito em 2010 para a atual gestão de dois anos como o segundo mais votado entre os representantes da sociedade civil, representando o segmento de gays paulistanos. Sendo um dos fundadores do Movimento de Diversidade Sexual nas Universidades, tem tido uma significativa atuação em defesa dos Direitos Humanos da população LGBT em São Paulo.

Conhecido também como diácono da Igreja da Comunidade Metropolitana (ICM-SP), Dário Neto foi um dos principais responsáveis pela organização da II Conferência Municipal LGBT, na qual, além de contribuir com a construção política e estrutural, também ajudou a organizar e participou de cinco das sete Conferências Livres organizadas na Capital Paulista.

Para o novo presidente: “A prioridade de atuação do Conselho a partir de agora é consolidar as propostas aprovadas na Plenária Final da II Conferência, transformando-as em Plano Municipal de Promoção à Cidadania LGBT que oriente e norteie as políticas públicas da Prefeitura de São Paulo, em especial da Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual. 2011 mostrou a necessidade da presença deste Conselho, na medida, em que, diante das diversas violências ocorridas na cidade, o mesmo cobrou da Secretária Estadual de Segurança Pública e de outros órgãos públicos medidas emergenciais no combate à homofobia”. Ainda afirmou que: “Assumir a presidência tem um caráter puramente organizativo, sendo necessário que as decisões e atuação sejam feitas pelo conjunto de conselheiras e conselheiros para que ambas possam ter efeitos práticos e imediatos em benefício da população paulistana”.

Entre outros desafios para o novo presidente está publicizar e ampliar para a periferia as ações do Conselho, bem como estar à frente da comissão eleitoral para a eleição do futuro conselho, prevista para junho de 2012.

Última atualização em Qua, 07 de Dezembro de 2011 15:11

 

O CASAMENTO COMO ATO DE AMOR E COMO DIREITO CONSTITUCIONAL

  •  
  •  
  •  

 

As políticas públicas devem ser demandadas pelas necessidades sociais.  Parece que nosso Legislativo não consegue compreender essa premissa básica e, por isso, foge de sua responsabilidade pública. O IBGE apontou a existência de 60 mil famílias homoafetivas em todo território brasileiro e o Supremo Tribunal Federal teve a sensibilidade de interpretar a Constituição, reparando um importante direito social: o reconhecimento da União Estável Homoafetiva. Esse reconhecimento resultou num estouro em busca desse direito. Milhares de casais no Brasil já lavraram suas uniões em Cartórios. E como tinha de ser, a demanda foi além: fazendo valer a Constituição, casais começaram a buscar a conversão da União em Casamento. Até o fim do ano esse número há de multiplicar.

Tudo isso para manifestar meu contentamento pela boa notícia que recebi vinda do Norte Paulista: em Franco da Rocha, o Juiz da Vara da Família deferiu o pedido de conversão em casamento da União Civil de meus amigos Alexander e Roberto e Luciana e Paula. Mais dois casais, unidos pelo amor, que poderão dormir tranquilamente, sabendo estarem resguardados pela Constituição Federal.

Última atualização em Qua, 07 de Dezembro de 2011 15:15

 

Assembleia Legislativa de SP aprova Dia Estadual da Luta Contra a Homofobia

  •  
  •  
  •  

psol

Na última quarta-feira (4), a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o Dia Estadual da Luta Contra a Homofobia, a ser celebrado no dia 17 de maio. De autoria do professor e deputado Carlos Giannazi (PSOL), o PL 495/2007 gerou muita polêmica ao receber críticas da bancada evangélica, cujo voto foi contrário à aprovação.

Durante a votação, Giannazi (foto) afirmou que a ala religiosa "não deveria se comportar de maneira fundamentalista e 'talibânica'" e descreveu seu projeto como uma defesa da vida de pessoas que estão sendo mortas e espancadas em várias regiões do estado devido a sua orientação sexual.

Última atualização em Ter, 05 de Julho de 2011 13:50

 

3ª Celebração de Casamento Coletivo da ICM de São Paulo

  •  
  •  
  •  

“Cada qual saiba amar a seu modo, o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar” Machado de Assis

“Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres” Rosa Luxemburgo

 

casamentoICMNo dia 25 de junho de 2011, com as bênçãos da Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo e a decisão do Supremo Tribunal Federal, doze casais de gays e lésbicas celebraram a União Civil e o casamento anteriormente constituído. O evento foi realizado no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, em parceria com o Centro Acadêmico XI de Agosto.

Mais de quinhentas pessoas testemunharam a felicidade desses casais que demonstraram tamanho contentamento manifesto por meio de lágrimas de alegria e muitos sorrisos. Com as bênçãos do Reverendo Cristiano Valério da ICM de São Paulo e do Reverendo Márcio Retamero da ICM do Rio de Janeiro, essas doze famílias tiveram seu direito reconhecido na presença de centenas de testemunhas. Entre elas, estavam pais, mães, filhos, parentes e amigos comemorando a alegria do reconhecimento.

Para confirmar juridicamente as bênçãos de união, o 29º Tabelionato ofereceu gratuitamente aos casais o Registro de União Estável que lhes foi entregue no mesmo dia. Em um momento de bastante tensão com fundamentalistas cristãos, pudemos ter um dia de muita alegria, sabendo que o amor manifesto por esses casais é mais forte que qualquer preconceito. O evento foi realizado na véspera da XV Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.

 

 

Reconhecida a União Homoafetiva!

  •  
  •  
  •  

pauloSTFO STF reconheceu a união entre duas pessoas do mesmo sexo como capaz de gerar uma família, demonstrando que o Brasil, ainda que perdido no desmazelo de sua classe política, deseja a felicidade de todos.

Embora essa última assertiva pareça conceitual, é melhor acreditar no que é bom e justo.

E, passados esses momentos de satisfação com a cidadania plena, oferecidos os cumprimentos àqueles e àquelas que, durante anos, lutaram para que isso se tornasse real, só nos resta desejar que a comunidade, ora beneficiada, não venha a esquecer os tempos de chumbo até então vividos, e a demonstração dessa memória constante será o bom uso desse direito.

Assim, que a possibilidade de ter uma família, não seja encarada apenas como vitória, mas a oportunidade real de unir pessoas por amor.

As leis não exigem amor para a formação da família, falando apenas em união estável, decorrente do casamento legal de homem e mulher, da convivência prolongada, etc.

 

Última atualização em Dom, 08 de Maio de 2011 14:08

 

Mais Artigos...

  • Nosso Retiro Nacional de Páscoa
  • Tema da 15ª Parada LGBT de São Paulo questiona o conservadorismo religioso
  • ICM São Paulo Promove Oficina de Liturgia
  • Davi e Jônatas, tem como negar?

Página 3 de 5

RECURSOS

NewsLatter - ICM São Paulo

Inscreva-se para Receber as Noticias da Igreja!

VISITE TAMBÉM

LOGIN

AGENDA

Domingo:

18:00hs Culto de Celebração e Adoração (Santa Ceia TODOS os Domingos)

Quinta Feira de Adoração:

A Igreja esta aberta das 14:00 às 21:00 hs

Atendimento Pastoral

(marcar horário pelos tels: (11) 2737 3998 / 8349 0557)

18:30hs Estudo Bíblico

20:00hs Culto de Celebração e Adoração

Sábados:

Grupo de Oração as 18:00hs (excepcionalmente acontecendo nos lares)

Ligue-nos e agende Atendimento Pastoral de terça a sexta-feira

IGREJA DA COMUNIDADE METROPOLITANA

Rua Sebastião Pereira, 231  (Ao lado do prédio do Bradesco no Metrô Santa Cecília) - São Paulo - SP

Tel: (11) 2737 3998

Cel: (11) 97239 3998



ICM Brasil

Bottom PromotionAs ICMs estão presentes em 9 cidades do Brasil, saiba como participar desta obra fazendo contato com a Associação da Comunidade Metropolitana pelo e-mail:

Biblia e a Diversidade Sexual

Bottom PromotionLeve o Seminário para a sua cidade, disponibilizamos Material Audio Visual e outros recursos. Entre em contato conosco: (11) 2737 3998 / 8349 0557

Metanoia

Em busca de boa literatura? Você vai encontrar na Metanoia Editora!  www.metanoiaeditora.com