Extraído de uma palmeira Amazônica (Bactris setosa) O anel de tucum significa adesão às causas populares, luta contra a opressão social e o desejo de um mundo mais justo, de humanos direitos para todas e todos. Tal significado é originário da utilização do anel de tucum como aliança matrimonial pelos escravos, o que lhe conferiu, logo em seguida, a força de símbolo clandestino de resistência e libertação. De lá pra cá, a simbologia do anel de tucum permanece viva e continua permitindo que as pessoas identifiquem, uma nas outras, tais princípios de vida.
Nas Igrejas da Comunidade Metropolitanas do Brasil e em outros países o anel de tucum encontra a plenitude do significado já exposto acima. Nossa missão de Inclusão Radical não é só a luta pelos direitos da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) mas pela igualdade de direitos de todas e todos sem distinção, conforme declaramos em nossa Confissão de Fé: ”...Creio nos direitos humanos, na solidariedade entre os povos, na força da não-violência. Creio que todos os homens e mulheres são igualmente humanos. Creio que só existe um direito igual para todos os seres humanos, e que eu não sou livre enquanto uma pessoa permanecer escrava...” Por esta luta a ICM é conhecida em muitos países como a Igreja dos Direitos Humanos.
Bom, vale dizer que muitos usam o anel de tucum sem mesmo saber seus significados e conseqüências. Assumir tal compromisso, lutar por justiça e se colocar a favor dos menos favorecidos é se opor aos que buscam lucros por meio da exploração e lutar contra toda forma de opressão inclusive a Religiosa Homofóbica, Machista e Sexista. Essa não é uma tarefa fácil, pois em muitos casos isso pode ser até mesmo perigoso.
Algumas pessoas usam na mão esquerda, outras na mão direita e ao que parece não existe diferença no significado, mas já escutei belas explicações:
“uso na esquerda, pois há uma veia no dedo anelar esquerdo que vai direto ao coração”
“a mão direita é a que saúdo meus irmãos e irmãs”
Creio que independente da mão, todos temos um ideal parecido: o compromisso com os menos favorecidos, o de busca e luta por uma sociedade mais justa e fraterna, o que para mim (e acredito que para muitos também!), trata-se da construção do Reino de Deus, da Civilização do Amor!!!
- Particularmente falando, acho lindo a mística e a simbologia que este anel tem! O peso que ele possui e se faz sentir!
Realmente não é fácil carregar, assumir, o que para mim faz parte da proposta do Projeto de Jesus: A Radical Inclusão!
Referências:
* Conteúdos para Mudar o Mundo – Raquel Quintino
* "O Anel de Tucum", Dom Pedro Casaldáliga
Última atualização em Qua, 28 de Setembro de 2011 04:17